O Inesperado Efeito Trump: por que brasileiros pagaram menos por legumes, carnes e ovos

A guerra de tarifas de Trump causou um efeito inesperado no Brasil. Ovos, carnes e legumes ficaram mais baratos para o consumidor. Entenda o fenômeno.

NOTÍCIAFINANÇAS PESSOAIS

9/24/2025

Uma das maiores rivalidades comerciais da atualidade, a guerra de tarifas entre o governo Trump e o Brasil, teve um efeito totalmente inesperado e benéfico para os consumidores brasileiros: a comida ficou mais barata. Um estudo exclusivo da Neogrid mostra que em agosto, itens como legumes, carnes e ovos registraram uma queda expressiva de preços, aliviando o bolso de milhões de pessoas.

O fenômeno, que pode parecer uma contradição, tem uma explicação simples: com as taxas de 50% impostas pelos EUA sobre as importações brasileiras, as empresas do agronegócio tiveram que redirecionar sua produção para o mercado interno. A maior oferta interna de produtos como ovos, carne bovina e suína, além de legumes, pressionou os preços para baixo.

O resultado é um alívio direto no carrinho de compras. Ovos e carne bovina caíram 4% e 3,4%, respectivamente. O maior destaque, porém, ficou para a categoria de legumes, que viu os preços despencarem mais de 6,7% no período.

"Como os Estados Unidos são um dos maiores compradores de carnes e derivados de soja do Brasil, o 'tarifaço' reduziu o volume exportado, o que elevou a oferta interna e fez os preços caírem nessas categorias", explica Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos da Neogrid.

No entanto, nem tudo foi notícia boa para o consumidor. Outras categorias registraram alta, como o creme dental, óleo de soja e, especialmente, o café. O preço médio do café disparou de R$ 53,58 em dezembro para R$ 73,75 em agosto, uma alta assustadora de 37,6%.

Mesmo com as oscilações, a intervenção de Trump, sem querer, acabou gerando um alívio para a mesa dos brasileiros, mostrando como a geopolítica global tem um impacto direto e imediato na vida de cada um.

Leia também: